sábado, 16 de dezembro de 2006

TIPOLOGIA DO DINHEIRO - A CRUZ
A cruz é um elemento estruturante de quase todos os dinheiros, desde Afonso Henriques até D. Fernando.

A maioria dos dinheiros de D. Afonso Henriques possui uma cruz pátea no reverso, cantonada por elementos diversos: ponto, estrela, crescente. Alguns dinheiros deste rei não possuem cruz, mas um pentagrama.
Cruz pátea semelhante surge nos dinheiros de D. Sancho I. Alguns exemplares apresentam uma cruz no centro cantonada por quatro cravos com a parte aguda para dentro.

Em Afonso II surgem-nos dois tipos de cruz, uma interior à orla, semelhante à pátea de Sancho I, e outra cortando a legenda, semelhante às de Sancho II.
As cruzes dos dinheiros de D. Sancho II cortam todas a legenda e são um elemento tipológico fundamental para a classificação. Em geral, as cruzes (cruzetadas) são cantonadas por elementos variados: pontos, estrelas, crescentes e outros.

A partir de Afonso III, as cruzes confundem-se na sua tipologia. Potentadas, cantonadas por elementos diversos (estrelas, crescentes, pontos ou rosetas) são elemento essencial para a classificação dos diversos dinheiros. Marques (1983) esquematizou assim as cruzes dos dinheiros novos:

A cruz a, mais fina do que as restantes, é de D. Fernando, e caracteriza os dinheiros do reinado deste monarca. Enquanto nas outras cruzes os lados se vão abrindo ligeiramente do centro para o topo, nas de D. Fernando os lados desenham-se quase em paralelo. A cruz pátea b é de D. Pedro, de braços grossos e quase sem travessas nos topos. Exceptuando, no entanto, a cruz potentada e distinta de D. Fernando, todas as outras tendem a confundir-se, o que torna a classificação a partir deste elemento tipológico específico quase impossível. A figura mostra as cruzes g, h e i com pequenas saliências, característica de alguns dinheiros de D. Dinis.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só uma ligeira correcção.
Alguns dinheiros de D. Afonso Henriques têm uma estrela de cinco pontos ou pentagrama e não a estrela de David, que tem seis pontas.

MCarvalho

JOSÉ SILVA disse...

:) Distraído... E eu a seguir o Aragão... Obrigado, Mário, vou corrigindo...